Química
1- INTRODUÇÃO
- É a ciência que serve de suporte à fabricação dos produtos de beleza e permite verificar as suas propriedades
- É a ciência e a arte que tem por objetivo o cuidado e a melhoria dos caracteres estéticos da pele e seus anexos, através de formulações de produtos naturais ou sintéticos, os cosméticos.
2- HISTÓRIA
- Cosmético era o nome dado às substâncias naturais destinadas a suavizar o cabelo e dar-lhe brilho. Após a 1ª Guerra Mundial, o domínio dos produtos de beleza aumentou e o nome cosmético tomou sentido mais amplo, designando toda substância de origem animal, vegetal e mineral, utilizada para embelezar a pele e seus anexos (cabelos, unhas, dedos,...).
3- NOÇÕES BÁSICAS DE COSMETOLOGIA
COSMÉTICOS:
- São produtos que servem para higienização, manutenção, proteção e decoração da pele e dos cabelos, que se apresentam livres de patologias.
- São formulações de aplicação local, baseados em conceitos científicos, destinados à manutenção e ao melhoramento da pele humana e dos seus anexos, sem interferência nas funções vitais, sem irritar, sensibilizar ou provocar fenômenos secundários indesejáveis.
- O conceito de cosmético como produto de tratamento de beleza é compreendido de uma forma cada vez mais abrangente, onde se procura aliar propriedades verdadeiramente terapêuticas nesses produtos, através do uso de ativos cada vez mais eficazes, resultando na moderna cosmecêutica, a cosmética terapêutica.
- Devemos ter sempre em mente o conceito de que “beleza vem de dentro para fora” e que um produto cosmético só vai ser efetivamente um produto de beleza em um organismo saudável e equilibrado
4- ESTUDO DA PELE
ESTRUTURA:
- A pele é formada basicamente por três camadas:
1) Epiderme:
- Constitui a camada mais superficial da pele; espessura de uma folha de papel.
- É um sistema cinético, altamente organizado, em renovação constante, onde as células se dividem, estão em migração, diferenciam-se e morrem.
- Função: