Discriminação e preconceito
Ao longo deste trabalho vou falar sobre o racismo e a discriminação, alertando as pessoas das causas e consequências.
São um dos maiores problemas do mundo contemporâneo, que podem conter outros grandes problemas, como o terrorismo, as guerras, a fome, a poluição entre outros. A importância da divulgação desse assunto deve-se a fato de muitos praticarem involuntariamente ações preconceituosas e discriminativas.
Para mudar a opinião ou conceito, será preciso fortalecer, esclarecer e fazer compreender que existem outros valores e maneiras de viver que podem ser diferentes daquela mais evidente e fortalecida devendo ser repensados, oferecendo respeito às verdadeiras qualidades do outro, proporcionando reais possibilidades de reconhecer a diversidade humana, seus interesses em comum; vivendo bem consigo mesmo e seu grupo seja ele qual for.
Discriminação
Discriminar significa "fazer uma distinção", considerar que a diferença implica diferentes direitos. Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a atividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a a discriminação de gênero, social, racial, econômica, religiosa, idade entre outras que podem levar à exclusão social.
Discriminação de gênero
Existem dois tipos de discrimanação a de forma direta e a indireta.
Discriminação direta – Normas ou práticas que directamente produzem um tratamento desigual e desfavorável a uma pessoa em função do sexo. E na discriminação indireta – Medida ou prática aparentemente neutra, que prejudica de modo desproporcionado os indivíduos de um dos sexos.
A discriminação de gênero esta muita bem associada com a sociedade em que vivemos hoje em dia. Sabemos que a cada dia, com o aumento da globalização e da conscientização as mulheres vêm assumindo seu lugar na sociedade, antigamente ficavam em casa cuidando da casa e dos filhos, mas hoje querem conquistar seu lugar no mercado de trabalho.
Com