Preconceito e discriminação
Em se tratando de um tema tão polêmico, que conta com muita informação e pouca abertura a discussão em sociedade é que encontramos indivíduos, que não aceitam e não entendem as outras, partindo dessas dificuldades surge o preconceito e a discriminação.
No entanto temos que orientar nossos alunos sobre o tema e buscar algumas ações para combater essas práticas desumanas em nossa sociedade e principalmente no ambiente escolar. A nossa tentativa será permitir a estudantes com qualquer tipo de etnia, sexual, político ou religioso e entre outras características, o convívio com os demais alunos na escola, sem qualquer tipo de discriminação, a proposta será estabelecer algumas metas para tentar combater essas práticas dentro das escolas. Sendo assim podemos constatar as contribuições e conquistas, para uma sociedade melhor.
DESENVOLVIMENTO
A escola faz parte de um contexto social múltiplo que envolve diferentes realidades, essa diversidade é alvo de comparações, desigualdades e preconceito. O que temos percebido é um ambiente escolar contaminado pelo preconceito e pela discriminação gerando um índice muito alto de violência, onde as pessoas criam suas regras ou seus padrões, e de alguma forma impõe a outros indivíduos que se não estiverem dentro dos padrões serão excluídos gerando sérios problemas em toda nossa sociedade. A falta de debates e esclarecimentos dentro das escolas, fazem com que essas atitudes perpetue no Brasil, que ao invés de discutir sobre o assunto da diversidade opta pela exclusão. Incluir não é só oferecer a vaga, mas incluir e integrar essa é a missão da educação, mas o entendimento parece ficar pela metade, ainda devemos combater o preconceito e organizar um plano de ação para conscientização nas unidades de ensino.
O grande desafio da escola, é investir na superação da discriminação, onde o ideal é trabalhar a diversidade, levar aos alunos a entenderem o próximo e respeitá-lo.