discriminação no Brasil
Política de Cotas
Discriminação contra os negros e pardos no Brasil
Sociologia
Leonardo de Padua nº 19 1º ZETA
Introdução
Com esse trabalho eu quero mostrar que a discriminação no brasil é um fato que ainda não foi resolvido completamente, podemos encontrar discriminação no trabalho, na escola, na rua, etc. Mas aos poucos o povo brasileiro vai se conscientizar para parar com esse ato. E a politica cotas ajudam a desenvolver a igualdade de qualquer cidadão mesmo aquele que é discriminado, a politica de cotas esta presente em todo lugar como no transporte publico, em estabelecimentos comerciais, etc. Como a maioria do povo brasileiro não faz nada para diminuir a discriminação de raças o governo é obrigado a fazer leis para essas pessoas discriminadas sejam aceitas na sociedade e isso só vai acabar quando começarmos a erradicar as crianças e os jovem pois muitas vezes desde pequenos já tem esse exemplo dentro de casa.
Politica de cotas
No Brasil as principais políticas de cotas são: Cotas Raciais, Cotas de Gênero Sexual, Cotas Socioeconômicas. Elas têm por objetivo desenvolver a igualdade social, porém, grupos contrários à sua implantação dizem, em seus discursos, que a implantação de cotas fere o direito constitucional da igualdade que diz que todos são iguais perante a lei.
A política de cotas começou a ser implantada no Brasil em 1968, com a Lei do Boi, que garantia o acesso de filhos de fazendeiros as universidades, hoje a lei já não tem validade, pois os objetivos foram alcançados. Nos últimos anos do mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. Ao longo do mandato de Lula, o PT deu continuidade ao processo. Outros exemplos de cotas são as reservas em ônibus para mulheres grávidas, com criança de colo, idosos e em algumas cidades para obessas. Na cidade do Rio de Janeiro o metrô tem um vagão especiais onde em determinados horários