discalculia
Este trabalho tem por objetivo expressar a importância de se conhecer a discalculia. Para que o professor consiga detectar a discalculia em seu aluno ,é importante que ele esteja atento à trajetória da aprendizagem desse aluno, principalmente quando ele apresentar símbolos matemáticos malformados, e demonstra incapacidade nas operações matemática.
Metodologia
A investigação se baseia em pesquisa bibliográfica, via internet, onde podemos perceber que é um tema pouco falado ou estudado, sendo assim, constata -se que o ensino da matemática deve-se dar de maneira clara e direta pois o aluno com discalculia necessita de uma atenção especial por parte do educador.
Discussão
De inicio vale salientar que a discalculia e um transtorno neurológico pouco conhecido em que a criança apresenta dificuldades em compreender os conceitos matemáticos como; ordens numéricas, fazer operações matemáticas, fazer classificações, apresenta dificuldade em entender os conceitos matemáticos em distinguir os símbolos matemáticos, em compreender os termos utilizados. Muitos educadores desconhecem esse distúrbio neorológico e assim tem dificuldade em lidar com os alunos que apresentam esse transtorno. Muitos pais e professores acham que os alunos tem preguiça ,mas os mesmos não se interessa pelas atividades pelo simples fato de não compreendê-las.
Algumas das dificuldades ainda existentes em pessoas com discalculia é também caracterizada na dislexia, distúrbio que apresenta dificuldade em ler, escrever e soletrar, pois a pessoa com necessidade educativa especial possui dificuldade em interpretar o enunciado dos exercícios. O professor deve permitir que o indivíduo utilize tabuada, calculadora, cadernos quadriculados e elaborar exercícios e provas com enunciados mais claros e diretos. Ainda pode estimular o indivíduo passando trabalhos de casa com exercícios repetitivos e cumulativos.
Considerações Finais
E um grande desafio para o