Os Kalapalo
Nacionalidade: Brasileira
Mato Grosso, Alto do Xingu
Aldeias: Aiha e Tanguro
População: cerca de 500 habitantes
Língua: Pertence ao tronco Karib (Kuikuro, matipu, nahukwá e kalapalo)
O estudo do dialeto kalapalo esta inserido nas abordagens analíticas do tronco lingüístico karib. Embora já bastante estudada por lingüistas e historiadores, a origem dessa língua continua ainda incerta. Existem analises fonológicas e sintáxicas dos Karib (Línguas e Historias do Xingu), que os aproxima de outros povos amerindios (Ye’cuana, Makiritares e Hixkaryanas) da Venezuela e Guiana. Uma provável origem desse grupo em território brasileiro,se dá devido aos contatos dos os espanhóis com povos indígenas da região caribenha, que por sua vez fugiram se espalhando pela América do Sul e por fim se instalaram na porção oriental da bacia hidrográfica do Xingu por volta de 500 anos atrás.
Oralidade
Takuní, índio nahukwá diz a (organizador do livro Língua e Historia no Alto Xingu);
“Língua Nahukwá igual a Kalapalo(...) Minha mãe conta antigamente tinha uma só aldeia, depois minha mãe conta há muito tempo atrás chefe falou assim ‘Embora fazer outra aldeia.’ Nahukwá e Kalapalo é a mesma coisa, por isso língua é igual, depois apareceu outra aldeia com nome kalapalo. Por isso língua é igual. ”
A fala do Nahukwá acima é um exemplo da oralidade pura e simples em uma sociedade de tradição oral, que reconta sua própria história através dos relatos de seus antigos para os mais jovens, de geração para geração. Calvet nos diz que toda sociedade já foi oral, e ainda o é em muitos traços, canções, provérbios e ditados que permanecem na memória do homem moderno são provas de sua oralidade existencial. Toda sociedade oral por sua vez terá feito através do tempo a manutenção de sua cultura, costumes e história por meio da