Projeto kalapalos
“5 DIAS NO XINGU”
“O jogo é um tipo de atividade particularmente poderosa para o exercício da vida social e da atividade construtiva da criança” (Piaget, 1975)
INTRODUÇÃO
Tendo como ponto de partida o livro “jogos e brincadeiras na cultura Kalapalo”, (edições SESCSP) pensamos em promover para as nossas crianças momentos de interação e vivência com a cultura lúdica dessa comunidade do alto Xingu.
Os Kalapalos, em sua origem, já são por si resultado da união de várias comunidades (descendentes dos Kanugijafiti) e destacam-se por apresentarem um conjunto de comportamentos éticos denominado de “Ifutisu” que viabilizam a existência de sua sociedade. São eles:
❖ Ausência de agressividade pública;
❖ Habilidade de não provocar situações que causam desconforto ou constrangimento aos outros;
❖ A prática da generosidade;
❖ A hospitalidade;
❖ A predisposição para doar ou partilhar posses materiais.
Quem são eles?
Abaixo reproduzimos um texto extraído de um vídeo de Haroldo Palo Jr., que bem apresenta esse povo: o que pensam de nós
...e então passaram a envenenar os seus corpos com comidas e bebidas doces, a fumigar o peito com fumaças, a perturbar o pensamento com álcool. Trocaram o bom alimento que nascem nas árvores e nos prados por aqueles guardados, estragados, estranhos.
Não comem apenas o que se caça, o necessário, mas como se o anima fosse um inimigo, tiram-lhe a liberdade, prendem-no e maltratam-no, matando-o sem piedade. Não sei como podem comer dessa carne. Eles não conseguem ver que estão comendo também todo aquele sofrimento.
...Talvez seja por não entender essas coisas que não sabem mais comer, beber água, respirar, ouvir o vento, correr pela relva. Não podem ensinar mais nada a seus filhos... e morrem sem ao menos saber por que vieram.
A IDÉIA
Pensamos em promover durante 5 dias uma série de atividades que possibilitem a nossas crianças um contato com