Dirigente mais novo do mundo
Fã de 'Football Manager' supera lenda francesa e ganha cargo de dirigente
Com apenas 21 anos e sem vivência no esporte, novo diretor-esportivo do Baku, do Azerbaijão, sonha em levar o clube à Liga Europa
Por GLOBOESPORTE.COM
Baku, Azerbaijão
32 comentários
Vugar Huseynzade, do Baku (Foto: Divulgação)
Sem experiência no futebol, Vugar Huseynzade, de 21 anos, assumiu o cargo de diretor-esportivo do Baku, do Azerbaijão, superando a concorrência do ex-jogador francês Jean-Pierre Papin, que já defendeu clubes como Milan e Bayern de Munique. Vugar teve como "triunfo" os conhecimentos no simulador "Football Manager", um jogo de computador cuja missão é gerenciar um clube de futebol.
- Sempre quis trabalhar com futebol e tenho jogado Football Manager desde 2002 - disse ao jornal sueco "Aftobnladet".
Vugar estudou gestão de negócios na Universidade de Boston e já trabalhou como olheiro em uma empresa de consultoria esportiva da Suécia, país em que viveu e concluiu o ensino médio. A aventura no futebol começou com uma conversa informal com o vice-presidente do clube há alguns anos em um hotel na Lituânia. O dirigente resolveu chamar o jovem para trabalhar como seu assistente em fevereiro deste ano até que em novembro, com a demissão do diretor-esportivo, a sorte bateu à porta do aspirante.
- Ele queria alguma coisa diferente, me perguntou se eu estava pronto e eu disse que sim - explicou.
Com totais poderes em contratações e dispensa de jogadores, o novo dirigente tem planos ambiciosos para o clube.
- Eu quero ver o time pelo menos na Liga Europa. É onde queremos estar -