Celebração da ceia pascal
CELEBRAÇÃO DA CEIA PASCAL
OBJETIVO E ORIENTAÇÕES GERAIS: A idéia é fazer memória da ressurreição de Cristo a partir da ceia judaica. Os símbolos, os gestos, o texto bíblico, a mesa e reflexões, tudo é convite para celebrar com fé a festa da Páscoa a partir da tradição do povo antigo.
MATERIAL PARA A CEIA: Jarra para água, bacia, toalha para as mãos; castiçais e velas para colocar no centro da(s) mesa(s); ervas amargas (almeirão, rúcula, couve ); carne assada); pão; vinho; copos; bíblia; flores, uva e trigo.
===================================================
(Sentam-se todos em torno da mesa, que pode ser preparada também no chão)
DIRIGENTE: Bem vindos todos. Estamos aqui para celebrar a vida de todos nós. Celebrar Cristo Ressuscitado e dar graças por tudo o que vivemos: alegria e dor, preocupações e prazer, abandono e solidariedade, tristeza e festa, desunião e amor, morte e ressurreição. Juntos vamos dizer como Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida, vida em abundância”.
TODOS: “Eu vim para que todos tenham vida, vida em abundância”.
DIRIGENTE: O mundo precisa de paz. É preciso lutar para que os sentimentos de justiça sejam formados nas pessoas. E para que a justiça e a paz se tornem concretas, é necessário perdoar e pedir perdão uns aos outros.
TODOS: PEDIDO DE PERDÃO: Um texto ou um canto de perdão...
COMENTARISTA: O ato de lavar as mãos durante a Ceia da Páscoa significa a purificação interior de todos aqueles que participam do solene ritual. Do mesmo modo, após a apresentação dos dons, no chamado “ofertório” da Missa, o sacerdote repete este ato significativo. Muito provavelmente, foi justamente neste ponto da Ceia que Jesus se levantou e lavou os pés de seus discípulos, dando assim ênfase e expressão ao seu novo “mandamento” do Amor.
DIRIGENTE: Bendito sejas tu, Adonai*, nosso Deus, rei do universo, que nos santificaste com os teus mandamentos e nos ensinaste o ritual de lavar as mãos.
(A