Ceia Pascal
Os organizadores e participantes da Ceia Pascal devem ter em mente o caráter celebrativo da atividade, preparando o ambiente de forma a favorecer a vivência de espiritualidade que o momento exige. A equipe responsável pela preparação da Ceia Pascal deve conhecer previamente todos os detalhes da celebração, incluindo os papéis que serão executados por cada um.
As principais atividades preparatórias são as seguintes:
A) PAPÉIS DOS MEMBROS DA EQUIPE
Coordenador Geral: O coordenador geral deve reunir-se com os demais membros da equipe, antes do curso, das tarefas de cada um, de acordo com seus talentos individuais. Suas principais responsabilidades são:
- Relacionar todos os materiais necessários e orientar a aquisição pela equipe de infra-estrutura, observando principalmente os alimentos que serão fornecidos no dia da celebração.
- Planejar, em conjunto com a administração da casa onde está sendo realizado o CDL, o local adequado para a acomodação de todos os cursistas, sentados à mesa, de forma que possam observar a mesa da família judaica, que desempenhará os ritos da ceia. Recomenda-se que a celebração seja feita no refeitório e que as mesas estejam dispostas em forma de “u”, com a mesa da família ao centro. O coordenador e equipe devem ambientar o local.
- No dia anterior à celebração, confirmar a existência de todos os materiais necessários, assim como, da preparação do cordeiro (ou substituto: perna de cordeiro ou carne de vaca assada), das ervas amargas (rúcula, almeirão, etc.), do pão ázimo (pão sírio). As quantidades de ervas amargas e o pão sírio devem ser suficientes para todos os cursistas.
- Algumas horas antes da celebração o coordenador deve convocar um ensaio geral da coordenação, incluindo o repasse dos textos da celebração.
- O coordenador não deve assumir nenhum papel, uma vez que deve orientar os participantes de todos os passos da celebração.
Comentarista: O comentarista durante a celebração irá ler os