Liturgia Eucarística
Com este tema entramos no coração da Missa. A liturgia eucarística é o memorial da morte e ressurreição de Cristo e por isso a Igreja, com diligente solicitude zela para que os fiéis não assistam a este mistério da fé como estranhos ou espectadores mudos, mas para que ele participem das cerimônias e das orações conscientemente e sejam instruídos da Palavra de Deus, saciados pela meso do Corpo do Senhor e dêem graças a Deus. A liturgia eucarística compõe-se de três partes ou momentos: preparação das oferendas, oração eucarística e rito da comunhão. A Missa constitui o banquete do Reino, para o qual todos são convidados, constituindo a grande comunidade dos irmãos. Ele exige a fração do pão. Exige que cada participante também s torne, como Cristo, Corpo e Sangue derramado para a vida do próximo.
1.1 A Preparação das Oferendas
A Missa como Ceia do Senhor Os dois primeiros nomes dados à Missa pelos cristãos foram Fração do Pão e Ceia do Senhor, mas também pode ser chamada de Banquete Pascal. Jesus Cristo institui o sacrifício cristão na última ceia, no contexto de uma ceia pascal dos judeus, que daí por diante tornou-se a ceia pascal dos cristãos.
O Sentido de uma Ceia É o relacionamento dos participantes entre si, dos participantes com e em Cristo e dos participantes com Deus, por isso exige a presença, exige a ação em comum, exige o encontro.
Os Elementos da Ceia do Senhor Os elementos essenciais de uma ceia são o alimento sólido e o alimento líquido, que na Ceia do Senhor são o Pão e o Vinho. O Vinho é o símbolo do líquido nobre do encontro humano. A água, símbolo da vida. O pão e o vinho significam o Corpo de Cristo dado e o Sangue de Cristo derramado. Evocam o mistério pascal da morte e ressurreição de Cristo, pelo qual ele trouxe vida aos homens. Cristo deu novamente sentido á vida e ao trabalho do homem, quando realizados na perspectiva do amor.
O cristão na celebração da Ceia do Senhor ele não apenas