Demonstrações contábeis
Receitas: é o produto da venda de mercadorias, de bens, prestações de serviços ou aluguéis. Provoca aumento da riqueza da empresa e representa a entrada de dinheiro no Caixa quando se tratar de Vendas à Vista ou obtenção de direitos a receber quando se tratar de Vendas à Prazo.
Principais conceitos
Produto da venda de bens, mercadorias e de recebimento de aluguéis e juros.
Advindas das operações da empresa e operações não ligadas às atividades operacionais da empresa. Total da Receita da empresa no período.
Receita Bruta (-) Deduções
(Impostos s/o faturamento e devoluções de vendas).
Sacrifício (consumo de recursos) que a empresa faz para obter as receitas.
Despesas: é o gasto necessário para obtenção de produtos. Representa o consumo de bens ou serviços com o objetivo de obter Receita. Não entra necessariamente em um bem de troca. A empresa recebe apenas um benefício. Despesas normais e usuais são necessárias para operacionalizar a empresa.
Principais conceitos
Divisão das despesas operacionais: As despesas operacionais estão divididas em
Despesas de vendas: Todas aquelas necessárias à colocação dos produtos no mercado.
Despesas dinanceiras: Custo do capital obtido.
Despesas administrativas: São as despesas necessárias para gerir e administrar a empresa.
Outras despesas operacionais: Despesas necessárias à operacionalização da empresa e que não podem ser enquadradas como despesas de vendas, administrativas ou financeiras.
Despesas não-operacionais: Despesas não necessárias à operacionalização da empresa.
Custos: é quando a empresa gasta seu capital para deixar o produto ou mercadoria em condições de vendas ou quanto gasta para presta o serviço. Quanto custou para a empresa os produtos vendidos ao cliente. Lucro resultante das operações da empresa. Lucro Líquido ao final do Exercício, após deduzidos todos os impostos, custos e despesas.
FRETES SOBRE COMPR
Na empresa comercial o custo é composto por: