Diretor
A indústria de material de construção é responsável por 4,1% do PIB brasileiro. Deste percentual, 72% deve-se às lojas de material de construção de pequeno e médio porte.
Em maio de 2008 as vendas apresentavam um acelerado ritmo de crescimento, que foi interrompido em outubro do mesmo ano pela crise econômica mundial. As vendas começaram a apresentar sinais de reaquecimento no mês de maio em 2009, mas o crescimento foi retomado de fato no segundo semestre daquele ano.
Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada , os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
Oportunidades:
Investimento do governo no setor de construção civil. Expansão do crédito para pessoa física. A associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção - ANAMACO identificou no setor uma grande demanda reprimida por materiais para construção, segundo dados do IBGE dos 45 milhões de domicílios existentes no país, 7,5 milhões não possuem banheiros. As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.