Diretor
“Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje” (Provérbio chinês)
O que é planejamento estratégico?
É a metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, visando maior grau de interação com o ambiente.
Através do planejamento estratégico, a empresa espera:
a) Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes.
Ponto forte é a diferenciação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (variável controlável).
b) Conhecer e eliminar ou adequar seus pontos fracos.
Ponto fraco é uma situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial (variável controlável).
c) Conhecer e usufruir as oportunidades externas.
Oportunidades são forcas ambientais incontroláveis pela empresa, que podem favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto perduram.
d) Conhecer e evitar as ameaças externas.
Ameaças são forcas ambientais incontroláveis pela empresa, que criam obstáculos a sua ação estratégica, mas que poderão ou não ser evitadas desde que conhecidas em tempo hábil.
e) Ter um efetivo plano de trabalho, estabelecendo:
* As premissas básicas que devem ser consideradas no processo; * As expectativas de situações almejadas pela empresa; * Os caminhos, inclusive os alternativos, a serem seguidos pela empresa; * O que, como, quando, por quem, para quem, por que e onde devem ser realizados os planos de ação; * Como e onde alocar recursos.
E como resultado de trabalho, o planejamento estratégico deverá apresentar os seguintes produtos finais:
* Direcionamento de esforços para pontos comuns;
* Consolidação do entendimento por todos os parceiros da missão, dos propósitos, das macroestratégicas, das macropolíticas, da postura estratégica, dos objetivos gerais, dos objetivos funcionais, dos desafios,