tendencias investigativas na formação de professores
MODELO PARA ENVIO DE TAREFA
CURSO: Licenciatura em Pedagogia
POLO: São João dos Patos
PROFESSORAS: Jocélia dos Reis Soares e Leonor Rosa
ALUNO (A): Verbena Carvalho Lima
DISCIPLINA: Prática na Dimensão Político Social ATIVIDADE:
Texto dissertativo argumentativo
ENUNCIADO: Após a leitura de Tendências Investigativas na Formação de Professores, de José Gimeno Sacristán (2008), escreva um texto dissertativo argumentativo ressaltando a necessidade da leitura científica da práxis docente e da forma como a mesma é culturalmente construída. Atente para o mínimo de uma lauda (30 linhas) e máximo de 2 laudas (60 linhas).
Tendências investigativas na formação de professores
A práxis docente tornou-se objeto de estudo para a formação de professores, uma vez que é imprescindível para alcançar uma educação de qualidade que se desvele o universo vivido dentro das salas de aula, na pedagogia, práxis é o processo pelo qual uma teoria, lição ou habilidade é executada ou praticada, se convertendo em parte da experiência vivida. No entanto, estudar a atuação do professor em sala de aula é um objeto muito sinuoso, uma vez que da pratica pedagógica partem diversos meandros, tais como: a formação do professor, a comunidade escolar, o contexto social da escola, entre outros. De acordo com José Gimeno Sacristán “ não há conhecimento firme, seguro, que possibilite uma prática correta”. A leitura científica da práxis docente para o formação dos professores torna-se ferramenta de suma importância para o desempenho da função, uma vez que o professorado necessita de um “ norte” um ponto de partida para o desenvolvimento do seu fazer pedagógico.
Os professores são reféns do sistema de ensino uma vez que não são estabelecidos na sua formação “ até mesmo pelo dinamismo da função” a prática acertada para o bom desempenho da função e nem os cidadãos que se desejam formar, é notório que o universo da sala