DIREITOS
Língua Portuguesa
8ª série
Professora: Susana
Em busca de um conceito
Muitos já tentaram conceituar Literatura. Os conceitos são diferentes, mas guardam muitas semelhanças entre si. Na tentativa de construção do nosso conceito, promovemos debates em sala sobre os conceitos de Literatura, buscando o elemento essencial de cada conceituação para formalizar a nossa definição de Literatura.
Alceu Amoroso Lima
“A distinção entre literatura e as demais artes vai operar-se nos seus elementos intrínsecos, a matéria e a forma do Verbo. De que se serve o homem de letras para realizar seu gênio inventivo? Não é, por natureza, nem do movimento como o dançarino, nem da linha como o escultor ou o arquiteto, nem do som como o músico, nem da cor como o pintor. E sim – da palavra. A palavra é, pois, o elemento material intrínseco do homem de letras para realizar sua natureza e alcançar seu objetivo artístico”.
Explicações
A Literatura é uma forma de arte e a busca predominante pela função estética talvez seja a principal distinção entre o texto literário e não literário. Como o artístico, o estético, se desenvolve na Literatura? Através das figuras de linguagem, sonoridades, rimas, ritmo, métrica, inovação no enredo etc.
Afrânio Coutinho
“A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada, através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram às vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças à imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza, diferente dos fatos naturais objetivados pela ciência ou pela história ou pelo social. O artista literário cria ou recria um mundo de verdades que não são mais medidas pelos