periodo primitivo
A deficiência de vitaminas é chamada de avitaminose ou hipovitaminose e o excesso é chamado de hipervitaminose. Ambas podem causar danos ao funcionamento do organismo.
As vitaminas são divididas em dois grupos: lipossolúveis e hidrossolúveis.
Vitaminas lipossolúveis
São vitaminas encontradas nos óleos e gorduras dos alimentos. São absorvidas com a ajuda da bile e armazenadas no fígado e no tecido adiposo.
Vitamina A
A vitamina A é um pigmento relacionado com a visão e tem função antioxidante. Participa da defesa imunológica, cornificação da pele e mucosas, constituição da pele, ossos, cabelo e unhas, promove o processo de diferenciação celular e participa do desenvolvimento embrionário.
É encontrada em maior quantidade em alimentos de origem animal, principalmente no fígado e no óleo de peixe. Vegetais possuem beta caroteno que é precursor da vitamina A e é encontrado principalmente nos vegetais alaranjados como a cenoura, abóbora, manga, batata doce, etc. e também verde-escuro como o espinafre.
Muitas pessoas em todo o mundo, principalmente crianças, possuem carência de vitamina A, e pode levar à morte. A falta desta vitamina causa xeroftalmia, também chamada de cegueira noturna.
A vitamina A em excesso é tóxica para o organismo. Pode causar ressecamento e descamação da pele, dores abdominais e nas articulações, crescimento interrompido, danos hepáticos, dores nos ossos, aumento do fígado e do baço, dores de cabeça e malformação de fetos. Alguns medicamentos para combater a acne são á base de ácido retinóico.
Vitamina D
A vitamina D é produzida pelo próprio organismo, com o auxilio da luz solar e interage com hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo. Ela trabalha como um hormônio e também estimula a maturação das células. É produzida