direitos
Infelizmente, na realidade, é isso que ocorre. Para a maior parte da população, esses direitos existem apenas na teoria. Diariamente a Constituição brasileira é violada em seus princípios mais fundamentais, sendo difícil de acreditar ser o Brasil, realmente um Estado Democrático de Direito, onde todos são iguais, conforme disposto no primeiro artigo da Constituição[4]:
Art. 1o A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
II – a cidadania
III – a dignidade da pessoa humana.
O respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana é muito importante para que possa realmente falar em Estado Democrático de Direito. A existência da democracia pressupõe a igualdade entre os homens, para que esses possam realmente escolher seus governantes, sem influência dos mais poderosos e também para fiscalizar o cumprimento dos deveres dos que foram escolhidos. Para se dizer que esse Estado seja de Direito é necessário que as normas fundamentais que o regem estejam realmente sendo respeitados.
A garantia ao Acesso à Justiça é importante na medida em que somente através dela é que poderá o cidadão reclamar quaisquer outros direitos que estejam sendo violados. Sem a proteção ao direito de Acesso à Justiça poder-se-ia voltar a uma indesejável ditadura. Por isso a