avai
R:Tétano: Clostridium tetani ,reino monera. Cólera : Vibrio cholerae ,reino: monera
*Sintomas :Tétano.
*Contrações musculares na face que levam à rigidez da mandibula,*Agitação,*Dificuldade de deglutição,*Dor de cabeça,*Febre ,*Dor de garganta ,*calafrios,*Rigidez do pescoço, membros superiores e inferiores; *Convulsões ,*Espasmos musculares generalizados. Cólera.
*Diarreias agudas, *Náuseas vômitos,* câimbras,*Perda de peso intensiva,*Dores abdominais,*Hipotermia.
*Transmissão: Tétano:
Ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas.
Cólera: A transmissão é por via fecal-oral e acontece, principalmente, pela ingestão de água e/ou alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes ou vômitos de doentes. Objetos e utensílios de cozinha também podem ser fontes de transmissão por estarem em contato com água contaminada. Outras formas de transmissão são através de moscas ou manuseio dos alimentos por mãos sujas. Além disso, o contágio pode ser de pessoa a pessoa pelo contato direto.
*Tratamento e Prevenção: Tétano
Tratamento: A ferida deve ser limpa com antisséptico ou oxidante, e é administrado antídoto que se liga à toxina e inibe a sua função. São também administrados relaxantes musculares, penicilina, e o metronidazol que eliminam as bactérias mas não têm efeito no agente tóxico que elas produzem.
Prevenção: * Vacinar adequadamente; *A prevenção é feita pela vacinação. A vacina não deve ser confundida com o soro antitetânico. Na criança, a vacina contra o tétano é dada junto com a da coqueluche e difteria (vacina tríplice)