A Batalha do Avaí
1. Introdução
A batalha do Avaí, que ocorreu em 11 de dezembro de 1868, foi o momento decisivo que levou à vitória do Brasil na guerra do Paraguai, que durou de 1864 a 18760.
2. A Batalha
Num dia de chuva, soldados fardados lutam contra homens seminus, muitos deles descalços. Morteiros cruzam o céu carregado, num cenário que não poupa mulheres e crianças. Na expressão de soldados e animais, o horror diante de um dos mais famosos combates da História do país: a Batalha do Avaí, que opôs brasileiros, argentinos e uruguaios, de um lado, e paraguaios, do outro, na Guerra do Paraguai.
3. Dados históricos
Data
11 de Dezembro de 1868 Localidade
Arroio Avaí, Paraguai.
Resultado
Vitória brasileira
4. O Quadro monumental
Quatro anos depois, o artista Pedro Américo começou a pintar um quadro monumental, com 11 metros de largura e 6 metros de altura.
Trata-se de uma das mais importantes obras de arte já realizadas por um artista nacional. A imensa tela, encomendada pelo governo imperial, foi o coroamento da fama de Pedro.
De longe, a obra narra a guerra com um ar glorioso, como se a civilização lutasse contra a barbárie — daí os soldados da Tríplice Aliança estarem vestidos, e os paraguaios, seminus. De perto, veem-se personagens como o próprio Pedro Américo, que retratou a si mesmo em meio à guerra, com uma expressão chocada. A mesma reação de horror aparece no semblante de cavalos e vacas. Mulheres e crianças, que chegaram a participar da guerra, também assistem a tudo com medo. Ao lado do pintor, um soldado negro, um dos muitos escravos recrutados, é representado em pé de igualdade.
Muitos pintores que retrataram batalhas da Guerra do Paraguai foram aos locais onde ocorreram os confrontos. Pedro Américo, não. Ele pintou “A Batalha do Avaí” de Florença, contando com o apoio de Duque de Caxias, considerado o grande estrategista da guerra. Caxias enviava pelo correio uniformes militares, cartas e relatos de guerra,