Direitos sociais: direitos dos trabalhadores urbanos e rurais
FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA
JULIANO APARECIDO MAIA
ISNTITUIÇÕES DE DIREITO:
Direitos Sociais
Apucarana - PR
2011
JULIANO APARECIDO MAIA
ISNTITUIÇOES DE DIREITO:
Direitos Sociais
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Cientifica do curso de bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – FECEA.
Professora: Angelica
Apucarana – PR
2011
RESUMO
Do que se trata e como é visto os direitos sociais; os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais de forma igual; o sindicalismo visto por dentro, na sua origem, na sua formação, a importância que representa, as forças de sua base e a união de uma categoria econômica, classe trabalhista ou profissional liberal.
Palavras-chave: Direito. Formação. Lei.
ABSTRACT
About what one is and as is seen the rights social; the rights of the urban and agricultural workers of equal form; the unionism seen on the inside, in its origin, in its formation, the importance that represent, the forces of its base and the union of a economic category, liberal working or professional classroom.
Word-key: Right. Formation. Law.
INTRODUÇÃO
Falar de direitos sociais é falar de um dos maiores dilemas que a sociedade é confrontada, uma vez que a possibilidade de uma sociedade mais justa e mais igualitária torna-se atualmente cada vez mais incerto. Deste modo existe a necessidade de refletir sobre os direitos sociais.
De acordo com a história e até aos nossos dias, as sociedades vêm sendo estruturadas com base na reestruturação produtiva que assenta essencialmente na modernidade – mercado livre, reduzindo cada vez mais o papel do Estado – este é visto como um atraso para as sociedades. Tal situação conduz à necessidade de colocar os direitos sociais de parte uma vez que é visto como algo negativo para o funcionamento da sociedade, o que leva obrigatoriamente a um descrédito da noção