Direitos humanos
Curso: Pedagogia
Disciplina: Antropologia e Educação – 1º semestre 2012
Professor: José Zuchiwschi
Aluna: Daniele Resende Souza
Turma: C. Turno: Noturno
Tópico temático escolhido: Direitos Humanos.
Título da matéria: MPF paulista denuncia jovem por racismo no Orkut
Endereço eletrônico: http://www.conjur.com.br/2009-mai-04/mpf-paulista-denuncia-jovem-racismo-preconcemito-orkut
A matéria trata do caso de um jovem de 21 anos que postava no orkut (site de de relacionamentos da internet.) mensagens racistas e nazistas e foi denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) de São Paulo.
Este parece ser um simples caso de discriminação e preconceito, porém a partir daí existem muitos outros, exatamente pelo fato das pessoas olharem casos assim e tratarem com indiferença (“ Toda pessoa tem o direito de não sofrer discriminação”, seja de raça, gênero, língua ou cor.).
O que ocorre é que Declaração dos Direitos do Homem é um ideal e portanto muito distante da realidade, basta nos atentarmos ás notícias diárias. Coloquei em foco uma matéria sobre o racismo, mas em qualquer notícia se pode notar violações repetidas do direito à vida, massacres impunes, duras condições para a mulher, fome que tortura milhões de seres, ausência ou insuficiência de instrução, atentados a liberdade de consciência, de opinião e de expressão.
Muito de fala sobre os direitos humanos, mas torná-los efetivos e garantir que eles não sejam violados que é a parte difícil. Tomar consciência dos direitos humanos é, ao mesmo tempo, estampar em nosso olhos a triste realidade da condição humana: nossos direitos, mesmo os mais fundamentais, são violentamente feridos.
Pessoas morrendo a porta de hospitais não tem efetivação do direito de ter acesso a saúde. O olhar perdido do indigente na calçada não é outro se não a descrença de que algum dia ele venha a ser olhado como ser humano. O olhar esperto do menino abandonado não é outra coisa se não a certeza