Atps pedagogia
Anhanguera Educacional Taboão Da Serra
Curso: Pedagogia 5º Semestre – Sala 513
Disciplina: Organização e Metodologia o Ensino Fundamental
Professora:
Sumário
Resumo 4
O Conceito de Criança 5
O Conceito de Educação Infantil 5
O Conceito de Ensino Fundamental 6
Desenvolvimento 6
Questões a serem respondidas 8
Conceito de Interdisciplinaridade 10
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PARA 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 12
Atividade para o 2º ano do Ensino Fundamental que envolve a interdisciplinaridade 18
Bibliografia 21
Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar por meio da análise das concepções de criança, infância e educação infantil, o papel social que a criança ocupa no processo educacional. Veremos também como o contexto deste estudo foi marcado pela mudança da forma de organização, da primeira fase do ensino fundamental, do sistema seriado para o regime de ciclos de aprendizagem, com a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos.
O Conceito de Criança
O Filosofo Nietzsche compreendeu que o conceito de Criança é ser livre. Pois segundo ele hoje em dia muitas pessoas vivem amarguradas, sem dar valor a vida e ignoram o que querem e o que sentem, e a solução para essas pessoas é seguir o exemplo das crianças. A criança é pura, espontânea, não guarda mágoas, vivem sem volúpia momentânea e não são necessários estudos profundos para saber que isso gera um resultado incrível, não só na saúde da pessoa/criança como também nos seus relacionamentos.
Com o passar do tempo o homem cresce e desenvolve características que começam sobrepor os valores e aspectos que antes eram comuns e tornavam sua vida mais fácil, não só no entendimento, mas também nos relacionamentos, absorção de conhecimento, vontade e etc...
A criança é um espírito livre, ela representa a superação dos valores morais e a criação de novos valores.
O Conceito de Educação Infantil
O texto usado como base para estudo