ATPS Pedagogia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEPORÂNIO
Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Crislaine Alcântara Queiroz Souza RA: 5540130363
Marislei Aparecida Fernandes Gonçalves RA: 5516110686
Iracy Vieira do Nascimento Lopes RA: 4573908590
Silmara Viaes Krahembuhl RA: 4340837109
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, -3º semestre-, sob orientação do professora-tutora à distância Camila de Melo Andriotti.
Campinas
Abril/2013
“Somos feitos de tempo?”
Somos seres históricos, um a vez que nossas ações e pensamentos mudam constantemente, à medida que enfrentamos os problemas não só pessoal, como também das experiências coletivas. É dessa forma que produziremos a cultura que pertencemos e a nós mesmo. Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados. O presente se funde com o passado, este por tanto não está morto. Não podemos nos separar da prática social, pois esta, se encontra mergulhada em um contexto histórico social concreto. Com a História da Educação construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. A história resulta da necessidade de reconstruir o passado, relatando os acontecimentos que decorreram da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio dessa seleção e da reconstrução dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de métodos diversos. A preservação da memória, porém, não foi idêntica ao longo do tempo, tendo variado conforme a cultura.
O tempo constrói os fatos e o fundamenta, transmite memórias e experiências, nunca se esgota. Modifica conceitos e significados, estabelecendo conflitos e mudanças indispensáveis à