Direitos humanos
Este trabalho apresenta o conceito das ferramentas gerenciais Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas, juntamente com estudo de caso de duas empresas que aplicam esta ferramenta com sucesso.
BALANCED SCORECARD (BSC) SEIS SIGMAS
Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão estratégica desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992.
O BSC traduz a missão e a estratégia das empresas, com um conjunto de medidas de desempenho, que busca sobre quatro perspectivas, financeira, clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento maximizar os resultados empresariais. Coletando dados em um trabalho de equipe, que busca traduzir a estratégia e os objetivos da empresa, estabelecendo metas financeiras, conhecer o mercado em que esta competindo e identificar seus objetivos , buscando inovação.
O BSC garante o alinhamento das ações das diferentes áreas organizacionais em torno do entendimento comum dos objetivos estratégicos e das metas a atingir, integrando indicadores financeiros e não financeiros.
Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização.
Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis.
O BSC sinaliza em quais segmentos de mercado se deve competir e que clientes conquistar. Oferece uma visão do futuro e um caminho para chegar até ele, isso vai bem de encontro ao que vimos anteriormente sobre Planejamento.
SEIS SIGMA
O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola, revolucionando o ambiente empresarial é baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio para auxiliar à tomada de decisão.
O princípio fundamental do