Direitos Humanos
Em 10 de Dezembro de 2004, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o programa mundial para a educação em direitos humanos, tendo como objetivo, promover a aplicação de programas de educação de direitos humanos em todos os setores, promover o entendimento comum dos príncipios e metodologias básicos da educação em direitos humanos.
Esta nova iniciativa reflete o reconhecimento internacional, de que a educação em direitos humanos produz resultados de grande alcance. Ao promover o respeito da dignidade humana e igualdade, participar das doações democraticas de decisões, contribuiu ainda para prevenção de futuros abusos e conflitos violentos.
Considera-se que a educação em direitos humanosfaz parte do direito da criança a receber uma educação de alta qualidade.
As politicas educativas devem promover um enfoque na educação embasando no gozo de direitos. Os direitos humanos passam a fazer parte de todo o sistema educativo. Para que as politicas sejam eficases, é necessario levar em conta o grande numero de interessados, em nível nacional ou internacional.
A educação em direitos humanos inclui em criar um ambiente no qual seus direitos sejam exercicidos e respeitados nas atividades escolar diária. Professores e demais funcionários da escola devem transmitir para o aluno esses direitos.
A educação em direitos humanos pode aumentar a eficacia geral do desenvolvimento econômico, social e politico.
É preciso estabelecer metas e meios de ação realista conforme o contexto as prioridades e a capacidade de cada país. No plano de ação estão previstas 4 etapas para os processos nacionais de planejamento, aplicação e avaliação da educação em direitos humanos no sistema de ensino.
Etapa 1: Onde estamos?
Nesta etapa é preciso realizar um estudo nacional sobre a educaçãoem direitos humanos no sistema de ensino. Os relatórios da analise poderão servir de base para elaborar uma estrategia nacional de ensino dos direitos humanos na etapa 2.
Etapa