Direitos humanos
(www.global.org.br)
Quem somos
A Justiça Global é uma organização não governamental de direitos humanos que trabalha com a proteção e promoção dos direitos humanos e o fortalecimento da sociedade civil e da democracia. Nesse sentido, nossas ações visam denunciar violações de direitos humanos, incidir nos processos de formulação de políticas públicas baseadas nos direitos fundamentais, impulsionar o fortalecimento das instituições democráticas, e exigir a garantia de direitos para os excluídos e vítimas de violações de direitos humanos.
Nos últimos dez anos, a Justiça Global se credenciou como uma das principais organizações brasileira de direitos humanos, de abrangência nacional, que realiza um trabalho rigoroso e sistemático de pesquisa e documentação de violações de direitos humanos, publicação de relatórios, utilização dos mecanismos internacionais de direitos humanos, aliado a uma forte estratégia de comunicação e imprensa. Através do uso articulado e multidimensional destas estratégias de atuação, a Justiça Global logrou dar visibilidade a casos emblemáticos de violações de direitos humanos e, a partir daí, deflagrar um debate nos meios de comunicação e incidir sobre o Poder Público no que se refere a temas relevantes como a violência policial, o recrudescimento da ação de milícias e grupos de extermínio, o papel do Poder Judiciário no agravamento da criminalização dos movimentos sociais, as mazelas do sistema carcerário brasileiro, a fragilidade dos órgãos de direitos humanos em nível federal e nos Estados; o processo crescente de concentração fundiária e a omissão do Estado em promover políticas de reforma agrária e titular terras quilombolas e indígenas.
Programas
A Justiça Global tem a sua atuação em direitos humanos organizada por quatro Programas bem definidos. Esta separação por áreas de atuação é uma maneira de especificar os espaços pelos quais nosso trabalho se articula, mas isso não significa que