direitos humanos
Ser questionado sobre o que seriam os Direitos Humanos nos leva a pensar o que seriam de fato esses direitos, para que eles servem, e se estão sendo postos em pratica. Direitos humanos, como a própria palavra sugere, são direitos básicos que temos por simplesmente sermos humanos. É como esperamos e merecemos ser tratado, com o direito de ser livre, ter liberdade de expressão, de escolher a religião, enfim, ser tratado como igual. Existem 30 tipos de direitos humanos, que são agrupados e classificados como civis e políticos (garantindo direito à vida, à propriedade, liberdade de expressão, etc.); direitos econômicos, sociais e culturais(direito ao trabalho, à educação, à saúde, à previdência social, à moradia, à distribuição de renda); e ainda direitos difusos e coletivos, sendo ele o direito à paz, direito ambiental, direitos do consumidor, inclusão digital, entre outros.
Entretanto, o processo de criação e adaptação do direito do povo, não foi fácil e passou por vários momentos históricos importantes que contribuíram para aceitação e compreensão de que os Direitos Humanos são fundamentais para harmonia da sociedade. Como exemplo temos duas Guerras Mundiais, Guerra Fria, Revoluções.
Por fim, percebemos que pouco é colocado em pratica e pouco se sabe dos direitos que possuímos. Se o conceito de liberdade fosse colocado em pratica crianças não morreriam por passar fome, crianças e adultos saberiam ler, judeus não teriam sido perseguidos por Hitler por não serem ‘arianos’, dentre outros exemplos que vão contra a esse conceito. Por serem leis opcionais, os Direitos Humanos acabam não passando de palavras em um papel, cabendo a nós humanos colocarmos em prática e exigir esses direitos.