Direitos Humanos
1 - Direitos humanos: os “direitos humanos” nascem da afirmação que “Todas as pessoas nascem livres e iguais”. Porém isso é pouco respeitado, e muitas vezes usado para expansão de uma cultura, impondo suas tradições. Um exemplo brasileiro: de acordo com uma pesquisa feita pela professora Flávia Piovesan, entre 1970 e 1985 (período militar), a grande maioria dos casos de violação dos direitos humanos era contra a classe média e de 1992 a 2004, passou a ser da classe baixa.
Uma interpretação: na época do militarismo não se dava muita importância aos direitos humanos, devido a grande repressão da época, por isso entre 1970 e 1985 não tinha muitos registros de desrespeito dos direitos humanos a classe baixa, pois eles eram simplesmente ignorados. Após a democratização do Brasil foi assinado o acordo internacional de direitos humanos, aumentando assim os casos na classe mais baixa. Porém ainda há muito desrespeito a esses direitos até hoje, principalmente na política que explora a população mais pobre.
2 - Direito natural: é um direito mais tradicional e não é escrito. Eterno e imutável, aplicado em qualquer tempo e lugar. Direito positivo: é criado pelo ser humano e aplicado pelos costumes e norma escrita.
3 - A tradição grega:
A tradição Grega vem da crença em Deuses que nasceram do caos para dar ordem ao cosmos (Universo), como por exemplo, Zeus e Atenas. Zeus na crença dos gregos, é um deus que dispara relâmpagos, mas também um deus de justiça e Atenas nasceu da cabeça de Zeus, simbolizando a deusa da sabedoria.
4 - Os teóricos da modernidade:
Nicolau Maquiavel inaugurou o pensamento politico moderno ao analisar o poder de modo inédito, abordando-o independentemente de qualquer perspectiva cosmológica ou teológica. Mas Thomas Hobbes foi, contudo, que deu ao tema do poder o primeiro tratamento jurídico da modernidade.
5 - Os códigos modernos e os direitos autorais
Durante o período do século XVIII - XIX