Direitos Humanos
A Educação em Direitos Humanos tem por escopo principal uma formação ética, crítica e política. A primeira se refere à formação de atitudes orientadas por valores humanizadores, como a dignidade da pessoa, a liberdade, a igualdade, a justiça, a paz, a reciprocidade entre povos e culturas, servindo de parâmetro ético-político para a reflexão dos modos de ser e agir individual, coletivo e institucionalmente. (PNEDH, 2006, p.13) diferenças e do desenvolvimento de capacidades. A necessidade do fomento da afetividade nas relações interpessoais. O respeito e o estimulo á educação de adultos e idosos. A parceria necessária entre brincar e educar. O esporte como ferramenta social. Enfim, o resgate dos direitos humanos como elemento primordial na construção da educação cidadã pela escola. (MOSCHER, 2013, p.154).
Uma educação desafiadora tem o objetivo de converter a escola em um verdadeiro agente de transformação social, promovendo uma maior aprendizagem, potencializar a autoestima e possibilitar a aquisição de conhecimento e habilidade que lhe deem igualdade de oportunidades no mundo competitivo do século XXI. (MANIKOWSKI, 2013, p.134)
... Todos os alunos estão na sala de aula usufruindo do mesmo direito a educação. É excelente oportunidade para que aprendam que todos são merecedores de serem tratado com dignidade, cada um a sua singularidade. (PCN’s, 2001,p.119).
Uma educação desafiadora tem o objetivo de converter a escola em um verdadeiro agente de transformação social, promovendo uma maior aprendizagem, potencializar a autoestima e possibilitar a aquisição de conhecimento e habilidade que lhe deem igualdade de