Direitos humanos - conferência de viena
Cristiane de Oliveira – Maíra Tolentino – Mariana Ramos – Nayara Miranda – Renata Pozzobon
A importância do Congresso de Viena para a universalização dos Direitos Humanos
Os Direitos Humanos é um tema razoavelmente “novo” na pauta de debates internacionais. O tema começou a ser discutido somente após o fim da II Guerra Mundial, e em 1948 foi redigida pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Declaração Universal de Direitos Humanos criada com o objetivo de defender os direitos e liberdades dos indivíduos.
Com o tempo, verificou-se a importância dos Direitos Humanos e viu-se a necessidade de debater esse tema no âmbito internacional. Os Direitos Humanos foram tema de duas conferencias mundiais, que contribuíram para que esse tema se consolidasse de vez na agenda internacional.
A I Conferencia Mundial de Direitos Humanos das Nações Unidas aconteceu em Teerã, 1968. A Conferência de Teerã foi a responsável pela inclusão do fórum de Direitos Humanos na pauta internacional, no entanto ainda assim a discussão sobre este tema não se universalizou, de fato, devido ao contexto da época. A Conferência de Teerã aconteceu duas décadas após o fim da II Guerra Mundial, já durante a Guerra Fria e contou com a participação de apenas de 84 países (ALVES, JOSE; 2011). A consolidação dos Direitos Humanos só ocorreu de fato após a II Conferencia Mundial de Direitos Humanos das Nações Unidas realizada em Viena, 1993.
A Conferência de Viena foi o principal marco no debate de Direitos Humanos, pois foi a partir desta que o tema se universalizou. E o principal motivo para isso ter acontecido foi o fato da conferencia ter registrado um número significante de Estados, esta contou com a presença de 171 delegações oficiais de Estados, alem de mais de 2.000 ONGs, contando com a participação de mais de 10.000 indivíduos reunidos com o intuito de discutir avanços na área Direitos Humanos (ALVES,