direitos da mulher
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO – EaD
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO DIREITO
PROFESSOR: FRANCISCO RAIMUNDO DE MOREIRA ALVES
ENSAIO SOBRE
A PROTEÇÃO LEGAL DO TRABALHO DA MULHER
DENISE THEODÓSIO AMARAL
JOÂO PESSOA
Dezembro 2014
INTRODUÇÃO
Este ensaio aborda o trabalho da mulher e tem como objetivo pesquisar a evolução dos direitos do trabalho da mulher sob o ponto de vista da legislação. O tema foi proposto como exercício de aprendizagem para os alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, modalidade EaD, para a disciplina Introdução ao Direito.
No começo da humanidade, a mulher era criada e educada exclusivamente para exercer o papel de esposa e mãe. O modelo de sociedade patriarcal ditava que ao homem cabia a tarefa de prover o lar, portanto, a mulher não precisava ganhar dinheiro nem ter uma formação acadêmica. A instrução a ela destinada era direcionada a um único fim, desenvolver as atividades domésticas.
Porém, quando ficavam viúvas ou pertenciam a classes mais pobres da sociedade precisavam arranjar um jeito para sustentar a si própria e aos filhos e a única alternativa possível era fazer o que sabiam, cozinhar, bordar, dar aulas de piano, costurar, etc. Essas atividades além de serem pouco valorizadas nem sempre eram vistas com bons olhos pela sociedade. Mesmo assim, muitas mulheres conseguiram vencer as barreiras de apenas exercer o papel de donas de casa e foram conquistando, cada vez mais, espaço no mercado de trabalho.
As mulheres mostraram que são capazes de atuar em qualquer posto de trabalho que antes eram exclusivamente masculinos, como nos tribunais superiores, nos ministérios, no topo de grandes empresas, em organizações de pesquisa de tecnologia, nos canteiros de obra, no comando de tropas, e até mesmo ocupar o posto mais alto de um país, a Presidência da República.
No entanto, percebemos que ainda hoje não existe uma condição de igualdade entre
homens