Gestão escolar com qualidade
Renata Lima Galindo
RA: 2012200131
Resumo: O presente trabalho tem como tema Gestão Escolar com qualidade. Abordando o modo sobre como as escolas estão organizadas, pois reflete determinada concepção teórica, ao mesmo tempo, que mantém relação direta com a transformação da escola e do trabalho docente. A comunidade escolar é composta por alunos, professores, equipe gestora, funcionarios, e pais dos alunos que mobilizada para que juntos possam promover o principal objetivo de toda equipe escolar: a aprendizagem dos alunos.
Palavras-chaves: Gestão. Escola. Administração. Desenvolvimento
Introdução
Nas últimas décadas tem sido discutido um novo projeto de educação para o Brasil, como forma de enfrentar o desafio de constituir-se uma educação de qualidade para todos.
Foram formulados princípios básicos para nortear as mudanças propostas neste novo paradigma educacional, que elegem a gestão democrática como um dos meios para o processo de construção de uma cidadania emancipadora, autônoma e capaz de integrar-se aos processos de tomada de decisão.
Tais princípios encontram-se na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 206 e, são assumidos no artigo 3º, da Lei 9.394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Emerge, assim, um novo processo educativo, no qual a gestão escolar democrática participativa adquire dimensão articuladora dos recursos humanos, burocráticos e financeiros.
A gestão escolar democrática participativa é concebida como um elemento de democratização da escola, que auxilia na compreensão da cultura da instituição escolar e seus processos e, na articulação das relações sociais, da qual fazem parte, os desafios concretos do contexto histórico que vivenciamos.
A construção do processo de gestão escolar democrática participativa implica repensar a lógica da organização e participação nas relações e dinâmica escolar, tendo como fundamento a discussão dos mecanismos de