Direitos civies
Direitos civis Consistem na garantia da liberdade religiosa e de pensamento, o direito de ir e vir, o direito a propriedade, a liberdade contratual, principalmente a de escolher o trabalho, e finalmente, a justiça, que deveria salvaguardar todos os direitos anteriores.
Direitos políticos referem-se aos direitos eleitorais (possibilidade de votar e ser votado) o direito de livre associação (partidos, sindicatos, etc.) e o direito de protestar.
Direitos sociais referem-se ao direito a educação básica, a saúde, a programas habitacionais, transporte coletivo, previdência, lazer, acesso ao sistema judiciário, etc.
2- O QUE É SER CIDADÃO?
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranqüila.
3- O QUE VOCÊ ENTENDE COM A FRASE: “DEFENDER A CIDADANIA”.
Significa defender a democracia, defender os direitos civis, políticos e sociais. Defender a igualdade de cada indivíduo perante a lei.
Exercer nossos deveres e zelar para que os nossos direitos não sejam violados.
4- O QUE É CIDADANIA FORMAL?
Cidadania formal refere-se à maneira como a cidadania está descrita formalmente na lei, nas constituições nacionais, é a garantia que o indivíduo tem para lutar legalmente por seus direitos.
5- QUAL O PRINCIPAL DIREITO DO CIDADÃO?
Direito de ir e vir.
6- QUAL O SEGUNDO DIREITO BASICO DO CIDADÃO?
Direito de igualdade perante a Lei.
7- O QUE VOCÊ ENTENDE POR MOVIMENTOS SOCIAIS?
Movimento Social é a reunião de pessoas que se põem em movimento pela conquista de algo.
EX: os grevistas. Pessoas protestando na rua, caminhadas contra a