Bens em operação - imobilizado em andamento
Terrenos
É a conta que registra os terrenos que são de propriedade da empresa e que são utilizados em alguma operação. Os terrenos não utilizados são classificado como investimentos. E os que estão em obras são classificados em imobilizado em andamento. Não sofre depreciação.
Obras cívies
É a conta que aglomera os edificios em operação. Envolve os predios ocupados pela adminstração, fabrica ou setores de produção, amazenamento e os edificios de filias (deposito, agencia de vendas e etc) que são da propriedade da empresa. Não podendo incluir os custos com as obras civeis (instalações hidraulicas, eletricas e etc) porque fazem parte da conta instalações. Há essa separação por conta da depreciação ser diferenciada.
Instalações
É abrangido nessa conta os equipamentos, materiais e custos de implantação de instalação. Dependendo do porte, complexidade e tipo de instalação que engloba deve estar separada em subconta para facilitar o controle da depreciação como nos exemplos: instalações eletricas, hidraulicas, sanitarias e de vapor.
Maquinas, aparelhos e equipamentos
Nessa conta é envolvida toda a conjuntura da natureza utilizada no processo de produção da empresa. Se a empresa optar por manter aqui os equipamentos e bens de serviços que auxiliam a produção, ou seja, as contas abrangidas pelo grupo das instalações terá ter que manter um controle segregado por causa da depreciação.
Moveis e utensilios
É englobado todos os moveis e utensilios que serão utilizados por mais de um ano, sendo eles cadeiras, mesas, calculadoras, arquivos e etc. Excerto computadores. Sofrem depreciação.
Veiculos
São classificados todos os carros que estão sob operação da empresa, seja para uso da administração, de vendas ou transporte de carga em geral. Os veiculos utilizados diretamente na produção podem ser classificados na conta equipamentos.
Ferramentas
Registra-se nessa conta as ferrementas de vida util superior a um