Direito
Economia é uma ciência que estuda a maneira como a sociedade utiliza seus recursos nos processos de produção, troca e consumo de bens e serviços. Estuda os agentes econômicos (unidade familiar, governo e empresas), junto com o desenvolvimento do ser humano com base nas suas necessidades, desejos, comportamento e problemas.
É uma ciência utilizada em diversas organizações relacionadas ao ser humano, públicas ou privadas. Possuem conceitos de oferta (produtos ofertados pelos produtores) e demanda (usuários que querem os produtos).
2.
Economia na sociedade, estado e organizações
Um dos temas fundamentais da Política, sempre presente na evolução do pensamento ocidental dos últimos séculos, é aquele concernente aos princípios que devem presidir às relações entre Estado e sociedade, em todas as esferas da atividade humana, inclusive a econômica.Poderíamos sistematizar as respostas experimentadas quanto a essa questão, ao longo do tempo em três posições: a posição libertária, que anula ou reduz drasticamente a ação do Estado diante dos interesses dos indivíduos, a posição estatista, que preconiza a hemogenia do Estado sobre as atividades sociais, subordinando a sociedade ao poder público, e a posição democrática, que reconhece no Estado o promotor do bem comum, a serviço das pessoas humanas integrantes da sociedade.A posição libertária nega dimensão social do ser humano, concebendo-o exclusivamente como um ser individual. O Estado é visto, nessa perspectiva, como simples soma de indivíduos, Esses têm, praticamente, só direitos e muito poucos deveres sociais. O ideal libertário desconhece a noção de bem comum, apegando-se apenas à noção de bem individual de cada ser humano. Aqui valeria a máxima antiga de “cada um por si e Deus por todos”.A posição libertária hoje não tem nenhuma relevância a dualismo radical que a caracteriza choca-se frontalmente com a experiência de vida do homem moderno, consciente da necessidade de