Diabete
Introdução
Nas últimas décadas, a incidência de diabetes melito tipo 1 (DM1) vem aumentando em várias partes do mundo em praticamente todas as faixas etárias. Mas mais elevado em crianças pré-escolares. Diabetes mellitus tipo 1 é uma disfunção metabólica e uma das formas de diabetes mellitus. É uma doença autoimune que resulta em destruição das células beta do pâncreas, as quais produzem insulina. (alliari LEP. Diabetes mellitus: classificação e diagnóstico)
DIABETE MELITO (DM) resulta da ausência ou da insuficiência relativa de insulina, causada tantopela baixa produção pelo pâncreas como pela falta de resposta dos tecidos periféricos ao hormônio.( Costa et al.)
Em geral, pacientes com DM tipo 1 (DM1) possuem índice de massa corpórea (IMC) normal ou até abaixo da normalidade. Já foi observado ganho excessivo de peso em portadores de DM1 em tratamento intensivo com insulina. Também foram notados níveis mais elevados de colesterol total, LDL-colesterol e triglicerídeos, além de valores menores de HDL-colesterol, apesar de um adequado controle glicêmico. (Raphael Del Roio Liberatore Junior et al).
O DM1, muitas vezes, se desenvolve em crianças que ainda não possuem habilidades cognitivas e maturação emocional que permitam o planejamento e a tomada de decisões sobre os ajustes do seu regime terapêutico(6). Tais habilidades serão desenvolvidas somente por volta dos 12 anos de idade(7). Dessa forma, o automanejo do DM1 em crianças, entre outras questões, deve considerar o estágio de desenvolvimento desse grupo(8) que possui particularidades que irão interferir na sua realização. (Sparapani VC, Borges ALV, Dantas IRO, Pan R, Nascimento LC.)
O DM é classificado em tipo 1 ou tipo 2. O DM1, anteriormente chamado DM juvenil, afeta pacientes com menos de 30 anos, principalmente crianças e adolescentes, e tem prevalência de cerca de 10% entre os diabéticos. Neste caso, o próprio organismo produz uma reação autoimune que destrói progressivamente