Direito
Área de Ciências Humanas e Jurídicas – ACHJ
Curso: Direito
Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Jurídica I
Professora: Teresa Machado da Silva Dill
Acadêmico (a):Cleonice griza
Referencia:MEZZAROBA, orides,MONTEIRO Claudia S. mezzaroba,
Manual de metodologia da pesquisa do direito 5 ed. São Paulo; Saraiva, 2009.
ESQUEMA SOBRE O CONHECIMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES
Mas afinal o que é conhecimento? Relação: Sujeito que conhece o objeto a ser conhecido Objetos: Homens,ideias... Sujeito: Todos somos sujeitos do conhecimento.
O conhecimento como processo Conhecimentos adquiridos Elaboração e reelaboração O objeto deve ser apenas descritos Para os subjetivistas o ato de conhecer é uma operação própria do agente que conhece mediante o uso de sua razão. Méritos de Kant tenha sido enfocar o conhecimento como uma relação entre sujeito e objeto. O conhecimento não é estático O conhecimento é dinâmico, como processo
Conhecimento e verdade O conhecimento verdadeiro Verdade é um atributo de uma preposição de carácter Que o sol se movia em torno da terra já foi tido como fato verdadeiro e incontestável.
Atitude dogmática
O dogma - verdade Diante de um fato novo extraordinário ou excepcional,a tendencia de um comportamento dogmático - padrões dos já sábios e conhecidos. A atitude dogmática aceita que existe realidade externa a ser conhecida e ate transformada,porem nada faz para que isso ocorra. A postura dogmática condiciona a crer que o mundo existe tal como o percebemos. Paradigmas do conhecimento Pois fique sabendo que quando fizemos uma pesquisa seria de vemos ter absoluta clareza do ponto de vista sob o qual estamos analisando o nosso objeto. São muitos os fatores que interferem no processo do conhecimento ter clareza deles faz parte de um resultado de qualidade de sua pesquisa.
Mas afinal o que são paradigmas constelação de