Direito
Sabe-se que a leitura está presente na vida do ser humano desde os primeiros meses de vida antes mesmo da estruturação do pensamento do individuo, quando a criança começa a descobrir o mundo que a cerca através da leitura visual e tática, dando sequência a esta durante toda sua vida com a descoberta de novas possibilidades enriquecedoras e interessante advindas do ato de ler.
Nesta perspectivas este projeto tem como objetivo principal instigar os alunos à pratica da leitura através de atividades lúdicas e diversificadas.
Será desenvolvida no dia 02/12/2010 numa turma de 1º ano, na comunidade “Cerradão”, estando envolvidos no mesmo a professora Celita e acadêmicos do 5º Período de Pedagogia da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira-FAAHF.
2. JUSTIFICATIVA
Partindo do pressuposto, de que o ato de ler promove inúmeras possibilidades para a construção do conhecimento, entende-se que a promoção de recursos literários viabiliza a compreensão do mundo que o cerca.
Mediante a realidade do contexto sócio econômico, político e cultural em que a comunidade Cerradão esta inserida e com base nas informações adquiridas através do diagnóstico, foi possível identificar a defasagem de leitura na comunidade, bem como a falta de estimulo, devido à escassez de recursos em seus lares.
Neste sentido, pretende-se desenvolver um projeto no qual visa despertar o gosto e interesse pela leitura através da temática “LER, VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR.”
Sabe-se que a pratica da leitura inicia-se quando a criança lê imagens, nesta compreensão observa a leitura de mundo sendo, oportunizado com diferentes estímulos literários. Diante desta abordagem pretende-se executar o projeto proporcionando um resgate lúdico como fonte de prazer, pois o comando da leitura se da a partir de palavras e temas significativos a