Humanização
È uma ciência e uma arte.
A ciência,o seu corpo de conhecimento próprio,visa a saúde,e a arte cuida do paciente,durante período de doença,auxiliando o para atingir seus potencial de saude durante seu ciclo de vida. o enfermeiro devecolocar-se no lugardo outro,passando a cuidar e um significado de humanizar,envolvendo respeito,dignidade e abrangendo a expressão amar ao próximo como a si mesmo.
O cuidado ativa um comportamento de compaixão, de solidariedade,de ajuda, no sentido de promover o bem. Isso é humanização hospitalar,trocar conversar,ouvir o ser humano que está á sua frente.
Tratar o paciente como pessoas, respeitar suas individualidade, suas vontades,suas emoções,suas crenças, seus pudores...cuidar da pessoa como um todo, não cuidar só do corpo.
O paciente deve ser considerado como uma pessoa que está em um momento difícil,mas que é um ser humano com necessidades, sentimentos, alguem que precisa não apenas de cuidados físicos, mas também psicossocioespirituais, nunca esquecer que quem está ali é uma pessoa igual á você, mas que está doente, necessitando de cuidados. Eles precisa tudo o que você precisa, espirutual, afetivo, alivio de dor.
Um cuidado além de tecnico com uma doença de sentimento, nunca tratando como um número, uma doença, uma patologia.
E,além de envolver o cuidado ao paciente, a humanização estende-se a todos que estão envolvidos a família, a equipe e o ambiente.
Devemos contruir uma realidade mais humana, menos agressiva e hostil, principalmente a paceintes de UTI, que é um dos ambientes mais agressivos, tensos e traumatizantes do hospital, uma unidade preparada para atender pacientes graves, onde expõe paciente um ambiente hostil, com exposição intensa a estimulos dolorosos, onde a luz