direito
23.1 Considerações iniciais: Costuma-se dividir a história da Civilização em Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, é uma divisão discutível, mas que logrou a aceitação mundial, além disso, na atualidade discute-se a existência da pós-modernidade, ou pós-contemporaneidade.
23.1 Instituições e Pensamento Politico na Antiguidade; é uma época que se estende desde o aparecimento da escrita até o ano 476 da Era Cristã, mostra no ponto de vista politico, diferentes aspectos conforme se tratar do Oriente ou do Ocidente.
Nos orientes Egito, Assíria ou na Caldeia, na Pérsia, Palestina, Índia, China ou mesmo no Japão, o estado tem suas características duradouras, que ficaram até o século xx, mas no ocidente, Grécia e Roma as características originais sofreram um processo de transformação, lenta.
23.21 O Estado na Antiguidade Oriental; O caráter sacro e religioso do poder, sendo soberano considerado divino e filho de deuses, outra caraterística marcante era a identificação total entre poder politico e religioso, patriotismo e religião.
23.2.2 Instituições Politicas Gregas; o governante não é considerado divino nem indicado pelos deuses, é eleito pelo povo.
Em Esparta a sociedade era estruturada rigidamente da seguinte maneira: (a) espartanos descendentes dos conquistadores dórios e únicos a ter cidadania, posse de terras e monopólio do poder militar, religioso e politico;
(b) periecos, descendentes dos povos que foram submetidos ao domínio dos dórios, dedicavam-se ao comercio e ao artesanato;
(c) hilotas, considerados propriedade do estado, portanto servos, que representavam a maior parte da população e da mão de obra do trabalho agrícola.
Todo esse sistema foi criado para perpetuar o modo de vida espartano, para controlar os hiliotas pela força e dar continuidade ás conquistas militares, os espartanos orientavam a educação.
Mesmo assim o governo acabou em uma espécie de