Direito
A administração municipal de Campos necessita de projetos que aproveitem as características naturais da região e de um planejamento estratégico dos recursos extraordinários gerados pelos royalties, de forma que proporcionem desenvolvimento auto sustentável para benefício das gerações futuras.
O Tribunal de Contas não possui poder para inibir o descumprimento da legislação, quanto ao destino das receitas originadas pelos royalties.
Há uma carência de indicadores da gestão municipal que permitam a participação e o acompanhamento, por parte da sociedade, quanto ao emprego dos royalties. O Município de Campos melhorou as condições de vida de sua população na década de 90, reduziu a mortalidade infantil, elevou o percentual de habitações atendidas com abastecimento de água, energia elétrica e coleta de lixo e, baseado no Censo 2000, apresentou um incremento percentual do seu IDH-M, superior ao do Estado do Rio de Janeiro e ao de todos os demais municípios brasileiros de mesma grandeza.
Finalizando, a conclusão mais importante extraída deste trabalho é a crescente importância de fiscalizar o desempenho dos recursos gerados pelos royalties. A sociedade brasileira requer, mais do que controlar a eficiência na aplicação dos royalties, acompanhar a efetividade dos benefícios sociais promovidos pelos investimentos para os quais foram destinados.
Cabe ressaltar que esta pesquisa não esgota a matéria, pelo contrário, pretende trazer à luz alguns aspectos relevantes sobre os royalties do petróleo, para os gestores de participações governamentais, administradores de empresas de petróleo e, sobretudo, oferecer subsídios para os estudantes e pesquisadores das ciências econômicas, sociais e