Teologia
NEEMIAS, ORA A DEUS POR JERUSALÉM. – O líder antes de tomar qualquer decisão deve colocar-se diante de Deus –
Neemias estava em Susã onde pelo seu irmão Hanani, soube da situação dos judeus e da queda do muro de Jerusalém. Logo se lamentou e orou a Deus, pedindo perdão pelos seus pecados, por não terem gardados os mandamentos e por misericórdia.
PERMISSÃO DE NEEMIAS PARA IR EDIFICAR O MURO. – Um grande líder, tem que ser um bom liderado, ser determinado diante das adversidades porque Deus é que nos guia e dar provisão –
Neemias diante do rei Artaxerxes[1], onde nunca estivera triste, não dissimulou sua angústia com a situação lamentável de Jerusalém. O rei lhe interroga, e diz: - o que tu queres que te faça? Neemias orou a Deus, então pede para ir a Judá, e erguer os muros sobre a “boa mão de Deus”, o rei o liberou e com ele deu lhe cartas para os governadores, para que possa deixar Neemias passar pelas cidades até chegar emJudá. Neemias permaneceu três dias em Jerusalém e nada declarou o que ali iria fazer e estava ele com poucos homens, somente analisando. Então diante do povo ele declara a edificação do muro e é zombando por alguns , porem declara: “O Deus do céu nos fará prosperá[2].”
DIVISÃO DO TRABALHO. – O líder deve delegar atividade para alcançar o objetivo. –
Neemias tem apoio e divide a construção por partes, onde delega entre sacerdotes, homens de Jericó, filhos de Hassenaá e entre outros. E muitos trabalham na edificação.
COMO VENCER A OPOSIÇÃO DO POVO DE DEUS
Ao saber que os Judeus estava edificando o muro, Sambalate ( o que zombou ) irou-se e escarneceu os judeus, e estava com ele Tobias. Neemias ora a Deus contra o inimigo, e sua oração era impelida por sua fé em Deus, por seu amor à obra de Deus e ao seu povo. E muro foi fechado até sua metade, porque o coração do povo se inclinava a trabalhar[3]. Sabendo Sambalate, Tobias, os árabes, os amonitas, e os asdoditas que tanto ia crescendo a reparação