Vocabulario
RA-111342597
Direito- Sociologia- 1° Termo D
Alienação- Ato de alienar; alheação; cessão de bem, arroubamento de espírito; loucura.
Anomia- É um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno.
Antinomia- Contradição entre duas leis ou princípios; oposição recíproca.
Capitalismo- Influência ou predomínio do capital, do dinheiro. O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.
Classe social- É um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico.
Comunismo- Sistema econômico e político que só admite a propriedade estatal dos meios de produção (terras, fábricas, minas, etc.) e das mercadorias produzidas, tanto como espirituais; bolchevismo; marxismo. O comunismo (do latim communis - comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em gera.]
Controle Social- É o controle exercido pela sociedade sobre o governo. Por meio do controle social, a sociedade é envolvida no exercício da reflexão e discussão para politização de problemáticas que afetam a vida coletiva.
Consciência coletiva- É um conjunto cultural de ideias morais e normativas, acresça em que o mundo social existe até certo ponto à parte e externo à vida psicológica do indivíduo.
Costumes (mores)- Parte a filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do homem; conclusão moral que se tira de uma obra, de um fato, etc.