Psicologia
s representações sociais entre estudos culturais e psicologia social, a psicanálise Mayra Rodrigues Gomes 1
Resumo:
Este trabalho tenta refletir sobre as representações sociais na confluência entre Estudos Culturais e Psicologia Social. A psicanálise, com o conceito de identificação, constitui o lugar de interrogação sobre a fusão entre individualidade e coletividade.
Palavras-chave: representações sociais, identidade, identificações.
Abstract: This paper explores the social representations in the connection between Cultural Studies and Social Psychology. The psychoanalysis, with the identification concept, constitutes the interrogation place about the individuality and collectivity fusion.
Key words: social representations, identity, identifications.
1 Professora Doutora, Livre Docente, do Departamento de Jornalismo e
Editoração da ECA-USP
As reflexões sobre representações sociais são desenvolvidos tanto pelos estudos culturais quanto pelos da psicologia social. Ambos os campos de conhecimento trabalham com a formação de grupos: as identidades sociais e os elementos que lhes servem de ponto de fusão. Embora se cruzem constantemente, há diferenças entre seus enfoques.
Poderíamos apontar o fato de que os estudos culturais, ao tomarem as representações sociais sob o foco da identidade e da diferença, dos processos de exclusão que lhe são intrínsecos, assumem uma postura política e se voltam para processos reivindicatórios, tanto os praticados no passado quanto aqueles desenvolvidos a partir de uma defesa do direito à manifestação da diferença. Os discursos previamente delineados, que apresentam as configurações das identidades possíveis, são eixos de interesse sob o ponto de vista de possíveis intervenções.
A ênfase é dada a estas configurações porque elas correspondem a posiçõesde-sujeito postas em discurso: os lugares em que, vivenciando a realidade de um tempo e lugar, encontra-se acolhimento. É por isso que Kathryn