Direito
A violência na adolescência constitui sobre diversas áreas. Quando dizemos que hoje em dia a maior parte do assunto, é este, não significa que a violência é um problema, um mal há sociedade desde pouco tempo. É inegável que ao longo da História o fenômeno sempre esteve presente. Porém, dependendo, alguns atos da violência poderiam ser justificados em nome de causa maior, ou uma transgressão a ser punida.
O tema violência contra crianças, adolescentes e jovens é bastante abrangente. Podemos também levar em conta como violência o abandono; o extermínio; os maus tratos; os abusos físicos; sexual e psicológico; a exploração do trabalho infanto-juvenil; entre outros.
A violência nas relações humanas
O homem possui capacidades que o distinguem de todas as outras espécies, entre elas a de discernimento, que permite julgar, apreciar, optar, tornando-o sujeito do processo histórico-social e dotado de um valor que é essencial: a liberdade.
A violência contra adolescentes e jovens é mais visível hoje devido aos meios de comunicação, que são velozes em apresentar os fatos violentos. A violência tem sido bastante banalizada, e vemos que a população está deixando-se tomar cada vez mais pela violência. Ela que deveria assombrar, conduzindo ações positivas, abrindo um espaço de resistência para estimular atitudes construtivas e não punitivas, acabando-se por tornar omisso o ser humano. E assim, a indignação inicial daria lugar à passividade, ao descaso ou, poder conduzir a uma atitude sombria, havendo revolta contra tudo e contra todos.
Adolescentes e Jovens: Entre perpetradores e vítimas
Mesmo com o avanço na tecnologia, ainda falta preparo, estrutura para fazer à organização, falta investimento, muitas pessoas ainda fingem que ntodos estes fatores, tem a importância para analisar a situação que vivemos hoje.
Numa definição rápida, podemos dizer que a adolescência caracteriza por um período de transformações