direito
É comum nos depararmos com imagens, banners, outdoors e propagandas que remetem aos mais variados temas sociais, sejam eles relacionados à economia, segurança, educação, anúncios publicitários e casos diretamente relacionados à lei, como se segue nos outdoors abaixo. Em homicídios considerados hediondos como é o caso do Ortopedista Marcelo Pacheco de Brito, a estudante da PUC-GO Polyanna Arruda, casos ligados a corrupção em órgãos públicos, aumento da criminalidade no entorno de Brasília, e sinalização no transito.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1-
O discurso jurídico utilizado para representar o homicídio do médico Marcelo Pacheco de brito se ampara na impunidade. Pelo outdoor é possível se inteirar sobre o caso, que se resvala pelos anos de impunidade ao sofrimento da família Pacheco. Por outro lado, no outdoor, também é possível identificar uma premissa contrária ao que era ensejada pelo criador, isto é os anos de espera por justiça se desenrolaram, não por uma falha no código penal, ou por descaso pelas autoridades, uma vez que o réu é um renomado Major da Policia Militar, mas sim por amparos legais que sustentaram a defesa do acusado, pelas disponibilidades de recursos e artifícios previstos legalmente para protelar um julgamento.
2.2 -
O outdoor trata-se de uma publicação (propaganda) da Polícia Federal, alertando a sociedade sobre seus direitos de cidadania e para começarem a se alertar contra a corrupção que ocorre nos serviços públicos. O símbolo da imagem, é o extintivo da PF, que mesmo nos dias de hoje, no Brasil ainda é um órgão que tem muita credibilidade em questão que abrange a corrupção, por quase nunca terem nenhum membro envolvidos em escândalos de corrupção. O autor da imagem coloca o extintivo no centro com uma pessoa o segurando, para que, mostre o poder dele perante a sociedade, e coloca as palavras Cidadania e Corrupção em enfoque para chamar a atenção da população.
2.3 - OUTDOOR