Direito
Jorge Trindade
O ser humano vai se desenvolvendo física, psíquica e socialmente passando por estágios chamados de ciclo vital. O conhecimento dessas etapas é de extrema importância nas mais variadas questões jurídicas.
A partir de Freud, a importância dos primeiros anos de vida ganhou importância por estabelecer um determinismo sobre a saúde mental e à adaptação social adequada ou patológica dos indivíduos (Rappaport, 1981).
O desenvolvimento biopsicossocial está intimamente ligado e problemas em cada um deles afetam também os outros.
"As mudanças no corpo, no cérebro, na capacidade sensorial e nas habilidades motoras fazem parte do desenvolvimento físico, mas podem influenciar outros aspectos do desenvolvimento. Por outro lado, mudanças na capacidade mental, tais como aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e linguagem constituem o desenvolvimento cognitivo, mas se conectam com o desenvolvimento emocional e o físico".
De acordo com vários autores da psicologia geral, o período de vida tem sido dividido nos estágios:
• Estágio pré-natal (concepção até nascimento): Formação da estrutura e órgãos corporais. O crescimento físico é mais rápido do que nos demais períodos, havendo grande vulnerabilidade às influências ambientais.
• Primeira infância (nascimento até 3 anos): Dependente mas competente; todos os sentidos funcionam, crescimento físico e desenvolvimento das habilidades motoras rápidos. Compreensão e linguagem desenvolvem-se velozmente. Apego aos pais e familiares; importância máxima do vínculo para aprender a se relacionar. Período crucial p/desenvolvimento dos afetos para a formação da personalidade. Egocentrismo (o mundo existe para si e por si). A autoconsciência se estabelece por volta dos dois anos. O interesse por outras crianças vai surgindo.
• Segunda infância (3 a 6 anos): Força e habilidades motoras aumentam. Embora o desejo de inter-relacionamento aumente, continua