Direito
Até os fins do século XIX, o estado brasileiro não tinha uma forma de atuação sistemática na saúde de seus habitantes, apenas esporadicamente atuava na forma de pontual em situações de epidemia. No inicio do século XX, a economia brasileira era essencialmente agrícola, dependendo economicamente da exportação, em especial de café e açúcar.
Nessa época o documentário retratou um pouquinho desse Brasil que se passou por longos períodos de sofrimento social, e um lento desenvolvimento politico e até hoje não mudou em nada, um aspecto importante deste período é a mudança no modelo econômico e, consequentemente, a alteração do foco de atuação da assistência.
No meu entendimento, o contexto histórico daquela época repetisse ate hoje no presente, o que muda mesmo é apenas algumas das formas que enxergamos o que se passa. O regime militar teve um poder e influencia muito forte no contexto politico, eles mandavam e desmandavam em situações de governo, nessa época da ditadura a politica e o sistema único de saúde teve “familiaridade” que influenciou negativamente os interesses sociais.
Famílias com poder socioeconômicos baixos, eram desprovidas de assistência médica, pois só quem fosse contribuinte com o pagamento arrecadado por órgão governamental é quem teria direito a assistência à saúde, deixando assim essa população e segundo plano.
Acredito que isso se repete nos dias de hoje, pois vivemos a mercê de uma politica que desfavorece a população que não se tenha mínima condição de pagar um plano de saúde, o que é levado em consideração em 2014 é a corrupção e a censura nos meios televisivos, uma coisa que se passou no século XX. A definição clara de que os recursos da saúde sejam aplicados apenas em ações e serviços públicos de acesso universal, igualitário e gratuito.
O que devemos mudar no nosso contexto politico social hoje é uma educação politica para que possamos futuramente desenvolver um pais