Direito
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO ESTADO
DIREITO 1ª FASE TURMA A
PROFESSORA: ANDIARA PICKLER CUNHA
ANA PAULA JOAQUIM
JENNIFER MORAES PEREIRA
JOICI CARVALHO PICKLER
RAFAEL ZANINI ROVEDA
VANDERLÉIA CAMILO ARCENO
PRESIDENCIALISMO
ORLEANS
2014
INTRODUÇÃO
É evidente na história de todas as sociedades do mundo a busca incessante por uma forma de governo ideal, aquela que proporcione o bem comum a todos e possibilite o desenvolvimento individual homogêneo entre o povo. É inerente também a essa luta, as discrepâncias entre a implementação desses sistemas governativos e suas características que acabam se alterando mesmo que minimamente.
É por isso que no trabalho a seguir exporemos as bases do Presidencialismo, o sistema de governo criado intencionalmente pelos norte-americanos para abolir o absolutismo reinante em sua época. Atualmente, apesar de algumas pequenas modificações de seus elementos, é umas das formas de governo mais implantadas nos países do mundo, sendo uma das mais aceitas por abarcar os preceitos da democracia (liberdade e igualdade) e do sistema de república (chefe de Estado eleito diretamente pelo povo para governar por um tempo limitado).
Presidencialismo
Contexto Histórico
Desde os tempos mais remotos a humanidade busca a forma de governo ideal, aquela que propicie um desenvolvimento homogêneo entre as massas e que atenda aos reclamos de conservação e observância dos princípios de liberdade e de igualdade. O Presidencialismo não foi produto de uma criação teórica e nem foi um regime que surgiu de um longo e gradual processo de elaboração.
“Pode-se afirmar com absoluta segurança que o Presidencialismo foi uma criação americana do século XVIII, tendo resultado da aplicação das ideias democráticas, concentradas na liberdade e na igualdade dos indivíduos e na soberania popular, conjugadas com o espírito pragmático dos